Estratégia de negócios

A estratégia de negócios não é nada mais do que garantir que a empresa atinge os seus objetivos. No caso dos negócios, o objetivo é lucrar e vencer a concorrência. No entanto, as empresas têm vindo, recentemente a adaptar outros métodos estratégicos, de forma a promover outros meios de comunicação, como nos média.    

Na sequência da pandemia da COVID-19, as empresas reformularam os seus objetivos de marketing. A mensagem inicial não se deve direcionar na venda, mas sim na oferta de soluções. As empresas recorreram à criação de conteúdos, adaptando a sua mensagem à nova realidade, em posts de blogs, perfis de redes sociais, vídeo e por aí fora. A pandemia, mesmo com todos seus lados negativos, chegou para mostrar a importância da presença online.

Com o confinamento, muitas pessoas e empresas viram-se obrigadas a fechar os seus estabelecimentos e colocar as suas atividades on-line, para conseguirem chegar ao seu público-alvo e, desta forma, conseguir novos clientes. Devido ao facto de as pessoas passarem mais tempo em casa, no computador e no telemóvel, a tendência do aumento de compras online aumentou. Surgiram oportunidades únicas de venda para vários negócios e, aqueles que não tinham nenhuma presença online, agora têm tempo de implementar esta estratégia digital.

Agora, mais do que nunca, a comunicação com o cliente, mesmo que por meios digitais, continua a ser necessária para o sucesso do negócio.

Em tempos como este que estamos a viver, ter uma estratégia fundamentada nos meios tradicionais é um modelo muito redutor e insustentável, o marketing digital vem ligar as pessoas ás empresa e os consumidores ao produto, de uma maneira mais direta e aberta. 

Apresentamos alguns exemplos para uma maior acessibilidade a novas estratégias que poderão vir a ser aplicadas: 

  • Os anúncios: como estão muitas horas à procura de informações, os jornais digitais oferecem mais visibilidade; 
  • Redes sociais: o seu acesso está a aumentar cada vez mais e existe uma maior oportunidade de chegar a vários tipos de público alvo; 
  • Blogs: com o confinamento, muitas pessoas procuram realidades online, como fazer cursos, workshops, conferências, entre outros. 

Desta forma, a sua melhor opção, é apostar na promoção da sua marca/negócio no mundo digital. E assim, garantir que, apesar de todos os obstáculos que a pandemia nos trouxe, o seu negócio seja o mínimo afetado por toda esta situação que vivemos actualmente. 

Texto: Lais Silva e Mariana Mota, equipa de marketing Factos Studio

+There are no comments

Add yours